PROJETO KARIBANTU

PROJETO KARIBANTU
ACESSE AQUI E FIQUE POR DENTRO DO PROJETO KARIBANTU

TV RAÍZES DA CULTURA

TV RAÍZES DA CULTURA
CONHEÇA O PRINCIPAL PROJETO DE COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

20 de Janeiro - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA


O Dia Nacional da Consciência Indígena é uma data que vinha sendo construída desde 1985 por Marcos Terena, quando subiu a Serra da Barriga, acompanhando o Movimento Negro Brasileiro, que comemorava o tombamento da montanha em que Zumbi dos Palmares enfrentou os colonialistas escravizadores e morreu defendendo a liberdade e igualdade de todos no Brasil.

Cunhambebe e Aimberê, guerreiros Tubinambá, também se revoltaram contra a escravização dos povos indígenas no Brasil. Organizaram a Confederação Tamoio com indígenas de Campos até São Paulo e combateram heroicamente contra os colonialistas e escravizadores portugueses.

Com a derrota da Confederação Tamoio, o resultado da guerra que envolveu os franceses que forneciam armas aos Tamoios e portugueses que foram buscar apoio junto aos Tupiniquins em Niterói, foi a fundada a cidade do Rio de Janeiro por Estácio de Sá, em 1° de março de 1565, com o objetivo de estabelecer uma fortificação, para impedir futuras revoltas indígenas e invasões de outros poderes coloniais.

Para lembrar a história de luta dos Povos Indígenas na construção do Brasil, os representantes dos povos indígenas, aldeados no antigo Museu do Índio ao lado do Maracanã no Rio de Janeiro, local que ele batizaram de “Aldeia Maracanã”, pegaram a ideia de Marcos Terena e no dia 20 de Janeiro de 2013, lançarem nacionalmente o “Dia Nacional da Consciência Indígena” e assim divulgarem sua embaixada para toda a humanidade.

Os povos Indígenas no Brasil nunca se entregaram. Apinajé na Amazônia, a guerra dos Aimoré na Bahia e dos Potiguares no Rio Grande do Norte e na Paraíba, entre outras guerras, são inúmeros momentos na História do Brasil que nos revelam a luta dos povos indígenas na defesa de seus territórios e modos de vida.

Nos vídeos a seguir, conheça um pouco da história do início do período heróico dos povos indígenas no Brasil, o porque da denominação carioca, onde ficava a área chamada Uruçumirim .


Assista também as lives realizadas pel @TVRAÍZESDACULTURA, acessando os vídeos a seguir:

LIVE REALIZADA EM 20 DE JANEIRO DE 2021


A seguir, destacamos os cortes das falas de cada participante da live, disponíveis nos links a seguir:


VEJA TAMBÉM A LIVE REALIZADA EM 20 DE JANEIRO DE 2022





Nenhum comentário:

Postar um comentário